quinta-feira, 9 de julho de 2009

Taquiuparil!

Até quando?

Uma CPI do povo brasileiro! (Menos, Dias, menos...)

Ricardo Noblat

"Essa CPI [da Petrobras] não pertence mais à oposição. Pertence ao povo brasileiro", disse há pouco o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) em discurso no Senado.

Bla-bla-blá.

A CPI pertence ao governo, que terá ali 11 votos contra 3 da oposição. E no que depender do governo, ela não irá a lugar algum.

Até aqui, na sessão do Senado ora em curso presidida por Sarney, ninguém deu um só pio sobre o caso da Fundação José Sarney, envolvida em desvio de recursos da Petrobras para empresas fantasmas e outras da família.

Pelo contrário: o senador Sérgio Guerra (PE), presidente do PSDB, acaba de parabenizar Sarney por ter interferido em favor da instalação da CPI.

Sarney só procedeu assim por duas razões: a oposição ameaçara entrar com um pedido de mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal - e o mandado seria concedido; e ele queria sair do foco da crise.

Em tempo: Álvaro Dias resolveu falar brevemente, e pesando cada palavra, sobre o caso da Fundação Sarney. Diz que o caso poderá ser investigado pela CPI. Mas que CPI não serve apenas para condenar - ela também absolve.

O caso da Fundação José Sarney só será investigado pela CPI se o governo quiser.

Imagine se ele vai querer.

Atualização das 17h10m - Sarney disse que nada tem a ver com a administração da Fundação Sarney. E que se quiser que o Tribunal de Contas da União investigue o caso do suposto desvio de recursos.

Comentário meu: Não vai dar em poha nenhuma! Lula precisa do Sarney e os seus paus mandados (quem diria!?) irão defender o dono do Maranhão (e do Amapá!) até a última (última? não vai ter nenhuma!) consequência. Em último caso, dirão que foi um erro do administrador (lembram da casa de 4 milhões que o contador esqueceu?) e pronto.

Ponto final!

Brasil!: Um país de tolos!

Nenhum comentário: